quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Os Sertões


Por onde começar...

A leitura de Os Sertões do Euclides da Cunha pode ser um teste de paciência para alguns. As primeiras divisões do livro, A terra, O clima, O homem, são verdadeiros tratados. É incrível como e onde o autor foi buscar tanta informação técnica !!!

Depois, quando começa de fato a narração dos acontecimentos, o livro se torna mais fácil e leve. E a impressão do Euclides passa de um parnasianismo enfadonho para a erudição profunda mas simpática.

A história contada em Os Sertões não precisa ser a versão definitiva da verdade. Mas o que apresenta retrata, provavelmente da maneira mais próxima possível, uma luta cruel e feroz, animalesca de lado a lado, onde o ser humano - apesar do arroubo antro-psicológico darwiniano do autor em explicar o funcionamento da mente dos mestiços de Canudos a partir da sua descendência - mostra as duas faces de sua natureza mais extrema: enquanto decapitava e empalava, atirava-se às balas para salvar os filhos inocentes dos inimigos ou ainda, mães que corriam em direção dos casebres em chamas carregando nos braços os filhos pequenos em busca de uma morte digna.
É difícil entender uma natureza assim, mas parece que os nossos sentimentos mais originais aqueles causados pela fome, a sede e o medo.

Um comentário:

Libriana Voadora disse...

A temática também é pesada, não é?? Bjss